sexta-feira, 2 de março de 2012

VISTO E VIAGEM A BRASÍLIA

Como todos sabem uma das questões cruciais quando se vai residir em outro país por um tempo longo é o visto. O visto é a autorização do governo local do país de destino para que você possa residir por um tempo determinado. Se você pensa em ir a Europa e ficar menos de 90 dias então não precisará passar por essa sessão burocrática, já que o Brasil dispõe de acordo com a união européia, permitindo gozar desse privilégio. Como estou indo para residir por pelo menos 1 ano na Finlândia, o visto então se faz necessário. Resido atualmente em Recife, que embora tenha um consulado da Finlândia situado no bairro de Boa Viagem, infelizmente ou felizmente tivemos que viajar até Brasília para dar entrada no visto diretamente na Embaixada. Antes era possível dar entrada no visto através dos consulados, mas a pouco tempo foi implantado um sistema de cadastro biométrico e por isso há a necessidade de se dirigir a embaixada.

Burocracia
Para tirar o visto é necessário cumprir algumas burocracias que estão mais bem explicadas na sessão Serviços no site: WWW. Finlandia.org.br  ai você encontrará tudo que precisa para o procedimento. Vou fazer um breve resumo:
1.      Inicialmente você precisa pagar uma tarifa de R$ 570,00 para que seu visto seja processado, isso lógico se você estiver indo para estudar, pois para cada motivo há uma diferença no valor que é tabelado, a tabela você encontra no site que eu coloquei.
2.      Se você não for de Brasília e quiser retirar o visto em um dos consulados ai você precisa pagar uma taxa de SEDEX no valor de R$ 35,00, essa quantia é referente ao envio do visto para o consulado que você escolheu.
3.      Os documentos que você precisa levar são: Passagem Aérea, Seguro Saúde equivalente ao tempo que você vai residir, Carta de aceitação da sua universidade de destino, Passaporte (leve o original, pois lá ela fará uma cópia), uma foto com as dimensões de 47mmx36mm (as características da foto e padronização está em um arquivo que você encontrará no site da Finlândia), uma declaração de responsabilidade por pegar o visto fora da embaixada caso tenha optado por pegar em algum dos consulados, um formulário de 6 PÁGINAS, que você precisará responder e por fim um comprovante de capacidade financeira (pra eles garantirem que você vai realmente estudar), que pode ser tanto uma carta de benefícios do órgão que você irá receber a bolsa ou um extrato de uma conta que o pertença mostrando que você dispõe da quantia de 500EUR/mês. No meu caso levei a carta de benefícios do programa Ciência Sem Fronteiras que vai disponibilizar 870EUR/mês.
4.      Ligue e agende sua entrevista, lá você falará com a Tiina ou a Raissa que são as responsáveis por fazer esse tipo de transação.
Feito tudo isso ai então compareça a entrevista com os documentos ai é só aguardar um período de 4 semanas para a chegada do seu visto. O visto tem a forma de um cartão de crédito e por isso não é necessário que eles estejam com o seu passaporte.

Viagem
Como disse anteriormente precisamos viajar a Brasília, combinei com o Filipe Arruda para irmos juntos, pois assim dividiríamos as despesas e teríamos um ao outro em caso de alguma emergência, mas graças a Deus ocorreu tudo bem. O Filipe comprou as passagens aéreas dele pela GOL, pagando um preço caro (20 mil Milhas para os trechos de ida e volta), tendo ainda que fazer escala em Salvador no trecho de ida. As passagens para o período solicitado estavam muito caras e por isso recorri a STB e falei com a Kalline que me conseguiu um preço ótimo pela TAM e em vôos diretos, terminei pagando R$ 430,00 pelos dois trechos, tentei avisar ao Filipe, mas ele já havia comprado pela GOL. Embarcamos em Recife no Aeroporto Internacional dos Guararapes no dia 27/02/2012 chegamos em horários parecidos no aeroporto Juscelino Kubitschek, tendo eu chegado primeiro e nos encontramos no portão de desembarque para irmos ao hotel.
Segunda-Feira
O hotel foi um patrocínio da avó de Filipe (Inclusive aproveito para agradecer a ela =D ), era um resort 5 estrelas, o melhor de Brasília. O nome era Royal Tulip (RT) foi nesse Hotel que ficou hospedado Barack Obama, Sarcozi, o ex presidente Lula quando deixou a presidência e todos os outros chefes de estado que estiveram em Brasília, além de grandes celebridades, embaixadores e senadores. Na noite que chegamos ao RT fomos muito bem recebidos e ficamos em um quarto duplo (obviamente com duas camas separadas) e com uma vista maravilhosa pra o lago Paranoá. Resolvemos então descer e explorar o hotel colocamos bermudas e sandálias e lá fomos nós. Confesso que era um pouco desconfortável andar no lobby do hotel trajado dessa maneira já que todos estavam muito bem vestidos com no mínimo um blazer. Mas whatever isso era o de menos. Estávamos com muita fome então a idéia era jantar, ao entrar no restaurante o garçom nos indicou a sugestão do chef, mas estávamos economizando e pagar R$ 54,00 não rolava, peguntamos sobre o cardápio que havíamos visto no quarto e se eles ofereciam o que eles dispunham, mas infelizmente não, para aquele cardápio do quarto só se pedisse no próprio quarto. Por falar nisso o misto quente nesse custava R$ 14,00 kkkkkkkkkk sem condições, mas descobrimos um pub dentro do hotel com bons preços, bom atendimento e uma decoração de pubs no estilo britânico retrô. Então eu e Filipe tomamos alguns chopes ele tomou ainda um drink, Manhattan, feito com Jack Daniel’s e Martini, com direito a cerejinha kkkkkkkkkkk e comemos uma batata rústica com molho picante uma das melhores que já comi, era uma batata frita cortada em bagos, similares a bagos de laranja. Ficamos por lá conversando e por volta de meia noite voltamos ao quarto para dormir, pois nossa entrevista era no outro dia e chegar cedo era nosso plano pra evitar qualquer tipo de imprevisto. Mas ainda tínhamos fome e ao chegar no quarto pedimos a tal pizza, tamanho razoável servindo bem uma pessoa e preço razoável também.
Terça-Feira
Acordamos perto das 06h, nos arrumamos e descemos para tomar o café da manhã. Enquanto eu estava já pronto para sair Filipe estava com roupa de jogar tênis, ele estava na secura de jogar kkkkkkkkk na saída um dos garçons perguntou a ele se era jogador de futebol. Ele devia ter inventado algum time de fora e quem sabe não teríamos um tratamento VIP, mas ele negou e ficamos sem o possível tratamento kkkkkkkkk. Voltei para o quarto, fiquei um pouco na internet e partimos para a embaixada as 09h, ao chegarmos fomos atendidos no portão onde pegaram nossas identificações e o rapaz reconheceu meu sobrenome com o parentesco com o cantor Alceu Valença. Pessoal bem simpático o da embaixada, conheci por fim a Tiina Martins a quem só havia falado por telefone algumas vezes, entregamos os documentos pegamos algumas revistas sobre a Finlândia tiramos algumas fotos e tudo ocorreu bem como havíamos planejado. Em pouco mais de 40min estávamos liberados e já com fome novamente. Em Brasília os lugares são bem distantes então para se locomover era sempre usando Taxi, pois íamos passar pouco tempo na cidade e ônibus com o calor que faz aqui era complicado. Tomamos um taxí e fomos ao Pier 21, uma espécie de galeria, porém só com praça de alimentação, cinema e boliche. Uma vista muito boa para o lago, nós almoçamos no Giraffas e ficamos um tempo por lá conversando.
Então pegamos outro taxi e fomos para a praça dos três poderes fazer agora o papel de turista, tiramos fotos no STF, na rampa do Palácio e na câmara dos Deputados e Senadores. Nesse momento Filipe já estava de saco cheio e eu achando o máximo, quem manda ele não gostar de política kkkkkkkkk. Eu não fazia idéia da dimensão das construções, são edifícios bem grandes e então convenci Filipe a fazer um tour com guia por dentro da câmara, note que era terça-feira à tarde, dia de trabalho e a casa estava cheia. Conhecemos a câmara dos deputados e dos senadores tendo informações muito úteis como, por exemplo, o número de placas de alumínio no teto da câmara dos senadores (cúpula) ou ainda o desenho feito no carpete que é retocado a cada quinzena kkkkkkkkkk. Foi então que descobri que poderiamos assistir as sessões seja do senado ou dos deputados, nesse momento Filipe olhou pra minha cara e disse “Se quiser ficar, fica! Agora eu to indo pro Hotel” o que poderia fazer?! Ele foi pro Hotel e eu fiquei pra assistir a sessão do senado kkkkkkkkk. Quem estava presidindo no dia foi a Senadora Marta Suplicy, não vou dizer que era a pessoa que eu mais gostaria de ver, mas mesmo assim foi interessante. Assisti ao pronunciamento do Mozarildo Cavalcante e de um senador em especial por quem tenho muito apreço o Pedro Simon, um político íntegro e com a verdade em palavras. Deixei o senado quando Eduardo Suplicy ia tomar a tribuna, nem a pau eu ia escutar aquele veio! kkkkkkkkkkkk. No final da minha visita ainda vi o deputado Romário, queria ter visto o Tiririca, mas não foi dessa vez.
 Retornei ao Hotel cansado em torno das 17hrs e tomei um bom banho. Vale relevar o fato que em Brasília anoitece apenas as 19hrs então quando cheguei ao hotel ainda tinha sol e após o banho liguei pra Filipe e o encontrei na piscina. O hotel também dispunha de um píer para o Paranoá e um ultraleve voava sobre o lago se exibindo, não tirei foto disso pois tive problema com o cartão de memória da câmera, quando o piloto percebeu que estava sendo observado ai ele pousava na água e arremetia em seguida (amostrado). Nesse dia ainda fiquei horas conversando pelo celular com Carol e rindo um bocado do CPF que ela havia perdido, inclusive ela ainda tá me devendo a SMS prometida, eu cobro mesmo!
Voltamos pra o quarto, aproveitei para dar um cochilo, à noite retornamos ao Pub do hotel. Pedi para jantar um Cheeseburger, foi o maior e vai lá que um dos mais caros tambémque já vi e um dos melhores, aquilo era enorme velho, hambúrguer caseiro de picanha com batatas fritas, eu acredito que foi inspirado nos hambúrgueres do Hard-Rock. Fomos então dormir, afinal teríamos que novamente acordar cedo, pois o vôo de Filipe saia cedo, arrumamos a mala antes para agilizar e novamente as 6hrs estávamos de pé.

Quarta-Feira
No final de tudo a conta do hotel deu R$ 200,00 de consumo, as diárias que eram de R$ 1.000,00/dia já haviam sido pagas então economizamos um bocado. Fomos para o Aeroporto Filipe embarcou as 09hrs e o meu vôo só sairia as 15hrs, fiquei esse tempo inteiro zanzando no aeroporto e escrevendo essa postagem, que me ajudou a passar o tempo. Estou terminando ela agora durante a viagem pra Recife a aeromoça já anunciou que vai passar o lanchinho, então vou ficando por aqui. Abraço pra vocês e espero que tenham gostado, só mais uma coisa: COMENTEM! Vão algumas fotos ai que consegui tirar em Brasília.

Consulado da Finlândia

Pier 21, uma calçada da fama brasileira achei o Alceu Valença por lá

Câmara dos deputados e senadores

Supremos Tribunal Federal

Candangos

Palácio do Planalto, calor infernal. Não sei se era Recife ou Brasília que ganhava nessa disputa

Câmara dos Deputados.

Câmara dos senadores

No Pier do Hotel (Royal Tulip)