quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Passaporte e Habilitação Internacional.

Tervetuloa,



 Hoje vou falar sobre o passaporte e a habilitação internacional, como fazer, quais as taxas e onde tirar são dúvidas frequentes. Inclusive tive algumas dessa dúvidas e precisei correr atrás para retira-las.


PASSAPORTE
 Todos sabem que para ingressar em países estrangeiros exceto os que fazem parte do MERCOSUL, é necessário um documento chamado passaporte, é nesse documento onde estará a maioria das informações necessárias sobre você como nacionalidade, nome completo, idade e outras coisas úteis para o país de destino. É nesse documento onde você recebe o visto, que é a autorização permitindo a você a estadia em um país estrangeiro por um tempo determinado. Esse visto é dado por uma embaixada. Falarei do visto em uma postagem futura. 
Quanto ao passaporte, fazer esse documento é bem fácil, porém eu diria que um pouco caro. É necessário que você entre nesse site da polícia Federal: http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/requerer-passaporte note que esse site apresenta um breve tutorial de como fazer para retirar o seu passaporte. Está muito explicativo por isso não entrarei nesses detalhes. Alguns detalhes irei falar:
1) O preço do passaporte: R$ 156,07, já não bastam as taxas que pagamos sobre tudo nesse país, ainda é exigido uma taxa cara sobre um documento obrigatório a quem irá viajar.
2) Marque pelo site o dia de ir fazer o Passaporte, do contrário, ir sem marcar só é perda de tempo.
3) É tudo muito rápido, pelo menos foi aqui em Recife pessoas educadas e ótimo atendimento.


CARTEIRA DE MOTORISTA INTERNACIONAL ou PERMISSÃO INTERNACIONAL PARA DIRIGIR (PID)
Essa é a mais fácil de fazer, se você for habilitado para dirigir e vai viajar eu aconselho a fazer a PID. O procedimento é bem simples: se sua habilitação estiver válida basta ir a uma das agências do DETRAN na sua cidade e solicitar a PID ele pedirá a sua habilitação e então gerará um boleto no valor de R$ 43,04 que deverá ser pago no mesmo dia e após 3 dias úteis é só se dirigir a agência que você escolheu para pegar o documento que te permite dirigir em outros países. Eu fiz a minha no Shopping Plaza Casa Forte aqui em Recife, piso L1, não demorou mais do que 3 minutos para que todo o procedimento fosse feito, muito simples e rápido como já havia dito.


Atenciosamente
André Valença

Um comentário: