terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Primeira Postagem

Tervetuloa,


          Nada mais justo que eu me apresente na minha primeira postagem, sou André Valença, 20 anos, estudante do curso de engenharia mecânica na UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) e concluinte do 6º período ou terceiro ano do curso. Acredito que a maioria dos que estão lendo sabem qual o motivo de estar fazendo esse blog, no final de março estarei desembarcando em Helsinque capital da Finlândia para começar um intercâmbio na Turku University of Applied Sciences (TUAS), estou sendo financiado pelo programa Ciência Sem Fronteiras com uma bolsa de estudo e estarei fazendo uma especialização em curso na área de Engª Naval. Muitas pessoas me perguntam o que me levou a escolher a Finlândia como destino para um intercâmbio, eu sempre digo o seguinte: A Finlândia é um gigante na área de construção naval, potência mundial em tecnologia, IDH altíssimo e além de tudo um grande desafio pessoal, pois não conheço quase nada do idioma falado lá exceto duas ou três expressões. Aprender com um povo riquíssimo em cultura e em tecnologia será definitivamente um grande diferencial na minha formação. O engraçado que poucas pessoas conhecem algo sobre a Finlândia, inclusive eu sabia muito pouco também até alguns meses atrás quando me dediquei a pesquisar, e dai elas me perguntam sempre "Tá preparado pro frio?". Poucos sabem mas o verão na Finlândia atinge temperaturas agradáveis de 25ºC embora que o sempre recordado é o inverno rigoroso capaz de atingir os -30ºC. 
          Para conseguir o intercâmbio contamos com a ajuda dos Professores Marcos Pereira e Armando Shinohara, responsáveis por todo o trâmite entre as universidades e sem o qual nada seria possível. O envio de alunos para o país escandinavo é uma questão estratégica para ambos, Brasil e Finlândia, hoje já é falado em política de livre comércio entre os mesmos, a troca de alunos é certamente uma maneira diplomática interessante para a cooperação internacional além de formar profissionais mais bem qualificados. Para abrir essa cooperação com o auxílio do Ciência Sem Fronteiras entre universidades brasileiras e finlandesas Eu (André Valença), Filipe Arruda, Fernando Clemenceau e Marilaine Lima seremos pioneiros, o Fernando enfrenta alguns problemas burocráticos, mas estamos torcendo para que ele consiga, todos somos alunos da UFPE. Tivemos alguma repercussão da mídia de maneira indireta e direta vou colocar algumas reportagens que circularam por ai, não todos falando sobre o intercâmbio em si, mas com informações relevantes sobre Investimentos e Cooperações entre o Brasil e a Finlândia. A propósito hoje (14/02/2012) o primeiro ministro Finlandês visita o Brasil e é recebido pela presidenta Dilma, para firmar alguns acordos e discutir mais questões diplomáticas. Vou ficando por aqui devo postar depois como andam os preparativos da viagem, assim como meu plano de atividades, aguardem.





http://www.panoramabrasil.com.br/primeiroministro-finlandes-propoe-acordo-de-livre-comercio-com-o-brasil-id81121.html

Reportagem do Jornal do Commercio(27/01/2012), Caderno : Economia, pág 6

Atenciosamente
André Valença

PS: Não to conseguindo justificar o texto, por isso ta esse mal diagramado. 

3 comentários:

  1. Eita, como vc tá XIQ, Dedé!!!
    Aprende tudo direitinho, que qnd vc voltar, fazemos nossa parceria!!! hehehehe...
    Bjs

    PS: PRIMEIRO COMENTÁRIO, huhuhuhuhuhu....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Firsttttt, pode deixar que eu vou aprender sim =P mas antes de chegar lá ainda tem um carnaval todinho esperando aqui em Recife hahaha Bjs Dani

      Excluir
  2. Eu queria curtir seu comentário, mas como não dá, eu comento!

    UHUUUUUUU!!! DESPEDIDA DE DEDÉ NO CARNAVAL!!!!!

    ;*

    ResponderExcluir